Páginas

Pesquisar

quinta-feira, 29 de março de 2012

Tudo sobre o Epóxi


Recebemos um texto maravilhoso do Arquiteto e especialista em termoplásticos e polímeros, pela Universidade Federal de São Carlos, Fábio Gouveia sobre o epóxi. Nossa! Muito bom ver que podemos encontrar e contar com profissionais mais experientes! Muito obrigado Fábio... fiquei muito feliz por poder ter acesso ao seu conhecimento.

Então vamos lá?

A tinta, o revestimento epóxi como chamamos, é um sistema polimérico com uma cadeia carboxílica desenvolvido para promover uma reação irreversível, ou seja, depois que ocorre a  polimerização, no popular "que seca" não volta mais.
O epóxi é composto por resinas, cargas minerais, pigmentos e uma mistura de reagentes chamados por catalisadores. Cada empresa tem a sua própria fórmula que é o segredo de se ter um material de qualidade. O epóxi é utilizado de inúmeras formas, é chamado de tinta epóxi por utilizar a resina epóxi em sua formulação, no caso das tintas, ela promove a cobertura de superfícies em áreas críticas como áreas fabris, revestimento de pisos, tanques com substâncias corrosivas e por possuir cargas minerais como o quartzo (só o diamante é mais duro) apresenta características de durabilidade extrema, por este motivo são utilizadas para demarcar faixas, e revestir áreas que necessitam de um ambiente limpo.

O epóxi aceita bem ser utilizado em tanques com líquidos corrosivos com o Ph aproximado a 2. Uma das utilizações do epóxi também é na área hospitalar já que resiste aos mais diversos produtos de limpeza e seus solventes. O epóxi NÃO é indicado para qualquer piso, já que a preparação e o seu tempo de cura impossibilitam alguns tipos de utilizações. Por exemplo, se um bom epóxi for aplicado sobre a madeira, um piso, digamos de taco, as ligações químicas deste revestimento são tão fortes que entortariam os tacos e suas superfícies de topo fariam contrair as fibras inferiores da madeira fazendo um efeito tipo "canoa" inutilizando o piso e gerando custos adicionais para a remoção.

O epóxi também não é indicado para áreas externas por seus pigmentos geralmente instáveis, quimicamente falando, por não ser desenvolvido para encarar os raios ultravioletas com o resultado de perder a cor original, escurecer e calcinar os demais elementos da dita tinta. É claro que, com preparação correta a madeira SIM  pode receber o epóxi, talvez um verniz diluído em muitas vezes por um solvente adequado como o butil, faria este serviço, mas geralmente o famosão thinner toma conta da desta e acaba com o revestimento todo quando as cadeias químicas das misturas dos hidrocarbonetos deste líquido tão maldito se ligam ao verniz. Aí parceira, de novo lixa tudo e faz de novo.
A manutenção do epóxi é simples se executada por profissionais já que a parte mais complicada é a preparação com diferentes diluições para as seqüenciais demãos que formam o sistema do revestimento. A manutenção diária é dada por constantes limpezas com sabão neutro, quando o revestimento se gasta ou degrada, é necessário lixar superficialmente com um elemento se desbaste adequado e após a preparação correta, a aplicação de mais camadas ou demãos como desejar.

A aplicação do epóxi pode ser feita na maioria dos pisos normais, concreto, azulejo contanto que seja preparada de forma limpa de contaminantes como graxas e gorduras além de substratos bem aplicados, pois se aplicarmos em cima de uma tinta comum como PVA ( poliacetato de vinila) ou esmalte , acredite, em pouco tempo você estará removendo o material e jogando seu dinheiro fora.

O segredo da aplicação é o preparo do substrato, do piso cru, não se pode, por exemplo, aplicar em concreto novo co menos de 30 dias, pois neste período o concreto ainda está reagindo, soltando gases vindos das  subprodutos das reações gerando o problemas como descamação, delaminação e falta de aderência das camadas subseqüentes.
É possível sim fazermos desenhos em forma de traços e orgânicos se a máscara for feita com atenção, utilizando fitas crepe de qualidade e de novo, com a preparação correta.

Quanto as lojas não indicarem... há há ha com certeza é para não ter clientes em seus balcões reclamando que  "aquela tinta fedorenta não presta".

Um piso cerâmico desgastado com cara de tumba fosca pode ser sim revigorado com uma pintura bem feita, uma massa epóxi bem equilibrada pode preencher os espaços entre as peças de cerâmica, o tempo de lixamento ser cronometrado para não ficar muito duro enquanto ainda se trabalha na pintura e pronto, uma opção muito boa. PORÉM a mão de obra é o calcanhar de Aquiles deste belo produto...
Qualquer pintor vai dizer que sabe aplicar o epóxi... Risca a sorte e tenta, eu já sei o resultado... Dor de cabeça. Contrate alguém que realmente saiba o que está fazendo e fique sossegado...
Pior que aplicar o epóxi é ter de remover depois, só com maquinaria pesada depois, lixadeiras  orbitais e uma boa dose de braço com espátula...

Minha indicação para qualquer tipo de pintura é: um contrato com um empreiteiro bom antes do início da obra... Mas se você for do tipo que adora se arriscar existe outro tipo de revestimento, é o poliurethano chamado pelos "colegas" pintores de PU. Monocomponente, fácil de aplicar e menos pavoroso na não de obra.

Muito bom!

Muito Obrigado Fábio!

Agora sabendo de tudo, temos como informar e falar com mais base sobre o assunto, quando pensarmos em pintar pisos, sabemos que se for com o epóxi é muito importante termos cuidado para não acabarmos piorando a situação!

Fico a disposição de todos que quiserem comentar, perguntar e acrescentar informações sobre o assunto!

E vamos atrás do PU agora ;)

6 comentários:

  1. Tenho uma empresa de pisos e revestimentos a base de resinas, gostaria de participar mais desse blog.

    www.hardyfloor.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, claro pode participar! Traga informações que puder, sempre será bem vindo!

      Excluir
  2. Olá, gostaria de saber se aconselha o epoxi para piso de um estúdio de fotografia.

    ResponderExcluir
  3. Como preparar o piso de taco antigo e pequeno, para aplicação de epóxi? Qual epóxi uso? Obrigada por dividir seu conhecimento. :)

    ResponderExcluir
  4. É POSSIVEL APLICAR EM TACOS DE MADEIRA, DE 6X15 CM?

    ResponderExcluir
  5. Ola !! Gostaria de saber se posso aplicar o epoxi diretamente no contra piso ou preciso fazer algo antes!! Será que eu mesmo consigo aplicar ?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...