Páginas

Pesquisar

quinta-feira, 1 de março de 2012

Mais verde, menos "gambiarra".

Visão sustentável começa com atitude. Ao contrário do que muita gente pensa, tomar medidas práticas que favoreçam o meio ambiente pode ser muito simples. 

Optar por móveis feitos em MDF de reflorestamento e evitar as "gambiarras" em casa, que consomem mais energia, são algumas das práticas sustentáveis que ajudam a natureza e também o seu bolso

Decoração
A primeira coisa para mudar ao querer ser ecofriendly é a mentalidade na hora de fazer suas compras. Se os seus móveis estão em estado razoável, opte por restaurar, uma prática que está na moda: "Restaure seu móvel ou sofá. Se não for possível, compre sofá com espuma de bambu. É antialérgica e dura mais. No chão, use tapete de nylon ou os que são feitos com pelo do boi porque, após o abate, é o melhor uso para esse material". Com os eletrodomésticos, fique de olho nas especificações do Inmetropara o uso de energia. "A TV de LED tem durabilidade três vezes maior do que a de LCD e tem consumo de energia muito menor", frisa Thoni Litsz.

Iluminação
Assim que puder, substitua as lâmpadas convencionais por LED. Feito com tecnologia mais avançada, o LED tem economia de mais de 40% e, de acordo com o arquiteto Thoni Litsz, dura a partir de 20 mil horas. Como uma lâmpada comum não ultrapassa as mil horas e a fluorescente, 10 mil, a economia é visível. "Um grande diferencial é que o LED não esquenta nunca", reforça. Outra atitude que funciona é usar o espelho para captação de luz natural para dentro de casa. "Coloque um espelho de frente para a janela e outro do lado esquerdo da janela. Isso fará a triangulação necessária para trazer mais luz para a casa", explica Thoni.

Água
Se puder, faça uma caixa d'água para captação de água da chuva. "Embora você não vá usar para ingestão e nem para o banho, porque pode causar alergia, é possível usar essa água na descarga e para lavar automóveis", sugere Thoni Litsz. No banheiro, prefira vasos sanitários de caixa acoplada, pois eles economizam água e tubulações nas obras, assim como as válvulas de descarga dupla que consomem menos água. 

Tecidos, madeiras e tintas
Tecidos de algodão natural gastam muita água na confecção: o tecido sintético apenas refibrado é mais sustentável do que o algodão. "Já o tecido egípcio, por exemplo, tem cota de replantio de árvore, o que é uma garantia de ser mais sustentável", explica o arquiteto. Procure usar tecidos refibrados, com base de garrafa pet, ou naturais, à base de bambu. "Quanto às madeiras, não troque seu piso de taco por porcelanato. Prefira o sinteco, que é só lixar a madeira e envernizar. Fica lindo", afirma Thoni, explicando que o sinteco dura de cinco a seis anos. Mas se não tiver jeito e o taco for retirado, entregue a madeira para uma empresa de demolição. Na parede, prefira as tintas à base de água. "A tinta a óleo é tóxica, faz mal e solta micropartículas no ar por dez anos", finaliza o arquiteto Thoni Litsz.












Um comentário:

  1. Bem menos gambiarra, e o mundo seria melhor!

    Iluminação! LED é tudo de bom!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...