Essa pergunta está freqüentemente permeando meus pensamentos desde o dia que eu resolvi me aventurar em outra área profissional. Claro que conversando com profissionais da área em questão eu cheguei a um entendimento e resolvi me matricular no curso. Mas lá, durante as aulas, novamente eu me deparei com essa perguntinha:
O que é Design de Interiores?
E, junto, vieram essas:
Porque Design de Interiores e não Decoração?
Porque Design de Interiores e não Arquitetura de Interiores?
Porque Designers de Interiores e não Projetistas?
O que temos como Designers de Interiores que somos, e/ou pretendemos ser um dia, para oferecer que nos difere dessas outras áreas?
Percebo que não só eu, mas vários colegas de faculdade, também se sentem muitas vezes encabulados com essas questões. Muitas vezes, também, dentro de salas de aulas nossos professores nos questionam sobre isso? A fim de nos fazer pensar intencionalmente, claro, a respeito do que estamos estudando. Muitas revistas, blogs e programas de televisão nos levam a desacreditar nessas diferenças, principalmente quando se tratando de design de interiores e decoração.
Entre minhas pesquisas diárias por conhecimento, inspiração e novidades, encontrei essa definição que compartilho com o blog, aí vai:
Design de Interiores: o profissional de Design é habilitado para atuar em intervenções que possa ocorrer já desde o momento da concepção do projeto arquitetônico auxiliando o arquiteto a resolver os espaços da edificação de forma a atender melhor as necessidades do cliente. Após a obra pronta, o designer entra em cena para fazer o fechamento/coroamento da obra através da escolha das cores, texturas, revestimentos, mobiliário, os layouts ergonomicamente corretos, a iluminação adequada, o ajuste de algum elemento arquitetônico que esteja atrapalhando ou que esteja esteticamente desagradável. Enfim, o profissional de DI carrega um vasto conhecimento sobre como as pessoas habitam e usam seus espaços. Ele não se preocupa com a escultura que é a edificação e por isso tende a realizar os projetos com maior complexidade e perfeição. (Paulo Oliveira)
Design de Interiores não é somente faça você mesmo, se fosse não precisaríamos de estudo superior nesta área. E se, caso façamos nós mesmos algumas coisas, temos base, isto é, temos conhecimentos como ergonomia, estudo das cores, estudo das formas, de arte, estética, estilo, textura... Conhecimentos específicos que o Designer de Interiores tem por sua formação!
E vocês o que pensam sobre isso?
###
Beijos
t+