Páginas

Pesquisar

quinta-feira, 29 de março de 2012

Tudo sobre o Epóxi


Recebemos um texto maravilhoso do Arquiteto e especialista em termoplásticos e polímeros, pela Universidade Federal de São Carlos, Fábio Gouveia sobre o epóxi. Nossa! Muito bom ver que podemos encontrar e contar com profissionais mais experientes! Muito obrigado Fábio... fiquei muito feliz por poder ter acesso ao seu conhecimento.

Então vamos lá?

A tinta, o revestimento epóxi como chamamos, é um sistema polimérico com uma cadeia carboxílica desenvolvido para promover uma reação irreversível, ou seja, depois que ocorre a  polimerização, no popular "que seca" não volta mais.
O epóxi é composto por resinas, cargas minerais, pigmentos e uma mistura de reagentes chamados por catalisadores. Cada empresa tem a sua própria fórmula que é o segredo de se ter um material de qualidade. O epóxi é utilizado de inúmeras formas, é chamado de tinta epóxi por utilizar a resina epóxi em sua formulação, no caso das tintas, ela promove a cobertura de superfícies em áreas críticas como áreas fabris, revestimento de pisos, tanques com substâncias corrosivas e por possuir cargas minerais como o quartzo (só o diamante é mais duro) apresenta características de durabilidade extrema, por este motivo são utilizadas para demarcar faixas, e revestir áreas que necessitam de um ambiente limpo.

O epóxi aceita bem ser utilizado em tanques com líquidos corrosivos com o Ph aproximado a 2. Uma das utilizações do epóxi também é na área hospitalar já que resiste aos mais diversos produtos de limpeza e seus solventes. O epóxi NÃO é indicado para qualquer piso, já que a preparação e o seu tempo de cura impossibilitam alguns tipos de utilizações. Por exemplo, se um bom epóxi for aplicado sobre a madeira, um piso, digamos de taco, as ligações químicas deste revestimento são tão fortes que entortariam os tacos e suas superfícies de topo fariam contrair as fibras inferiores da madeira fazendo um efeito tipo "canoa" inutilizando o piso e gerando custos adicionais para a remoção.

O epóxi também não é indicado para áreas externas por seus pigmentos geralmente instáveis, quimicamente falando, por não ser desenvolvido para encarar os raios ultravioletas com o resultado de perder a cor original, escurecer e calcinar os demais elementos da dita tinta. É claro que, com preparação correta a madeira SIM  pode receber o epóxi, talvez um verniz diluído em muitas vezes por um solvente adequado como o butil, faria este serviço, mas geralmente o famosão thinner toma conta da desta e acaba com o revestimento todo quando as cadeias químicas das misturas dos hidrocarbonetos deste líquido tão maldito se ligam ao verniz. Aí parceira, de novo lixa tudo e faz de novo.
A manutenção do epóxi é simples se executada por profissionais já que a parte mais complicada é a preparação com diferentes diluições para as seqüenciais demãos que formam o sistema do revestimento. A manutenção diária é dada por constantes limpezas com sabão neutro, quando o revestimento se gasta ou degrada, é necessário lixar superficialmente com um elemento se desbaste adequado e após a preparação correta, a aplicação de mais camadas ou demãos como desejar.

A aplicação do epóxi pode ser feita na maioria dos pisos normais, concreto, azulejo contanto que seja preparada de forma limpa de contaminantes como graxas e gorduras além de substratos bem aplicados, pois se aplicarmos em cima de uma tinta comum como PVA ( poliacetato de vinila) ou esmalte , acredite, em pouco tempo você estará removendo o material e jogando seu dinheiro fora.

O segredo da aplicação é o preparo do substrato, do piso cru, não se pode, por exemplo, aplicar em concreto novo co menos de 30 dias, pois neste período o concreto ainda está reagindo, soltando gases vindos das  subprodutos das reações gerando o problemas como descamação, delaminação e falta de aderência das camadas subseqüentes.
É possível sim fazermos desenhos em forma de traços e orgânicos se a máscara for feita com atenção, utilizando fitas crepe de qualidade e de novo, com a preparação correta.

Quanto as lojas não indicarem... há há ha com certeza é para não ter clientes em seus balcões reclamando que  "aquela tinta fedorenta não presta".

Um piso cerâmico desgastado com cara de tumba fosca pode ser sim revigorado com uma pintura bem feita, uma massa epóxi bem equilibrada pode preencher os espaços entre as peças de cerâmica, o tempo de lixamento ser cronometrado para não ficar muito duro enquanto ainda se trabalha na pintura e pronto, uma opção muito boa. PORÉM a mão de obra é o calcanhar de Aquiles deste belo produto...
Qualquer pintor vai dizer que sabe aplicar o epóxi... Risca a sorte e tenta, eu já sei o resultado... Dor de cabeça. Contrate alguém que realmente saiba o que está fazendo e fique sossegado...
Pior que aplicar o epóxi é ter de remover depois, só com maquinaria pesada depois, lixadeiras  orbitais e uma boa dose de braço com espátula...

Minha indicação para qualquer tipo de pintura é: um contrato com um empreiteiro bom antes do início da obra... Mas se você for do tipo que adora se arriscar existe outro tipo de revestimento, é o poliurethano chamado pelos "colegas" pintores de PU. Monocomponente, fácil de aplicar e menos pavoroso na não de obra.

Muito bom!

Muito Obrigado Fábio!

Agora sabendo de tudo, temos como informar e falar com mais base sobre o assunto, quando pensarmos em pintar pisos, sabemos que se for com o epóxi é muito importante termos cuidado para não acabarmos piorando a situação!

Fico a disposição de todos que quiserem comentar, perguntar e acrescentar informações sobre o assunto!

E vamos atrás do PU agora ;)

quarta-feira, 21 de março de 2012

Piso Pintado

Lindo, lindo, lindo!

Mas, como faz? Dá certo? Tem durabilidade? Alguém já fez, viu, ouviu ou trabalha com isso?

As imagens são lindas, de madeira ou de cerâmica, me inspira muito. E eu fico com água na boca.

Segue essas três imagens do blog Casa Nostra:




No blog, Casa Coisa & Tal, temos a informação sobre a tinta epóxi, que é super resistente "à abrasão e ao desgaste, podendo ser usada em pisos, paredes de alvenaria (rústica ou não) e até para pintar aquela parede de azulejos [...] Em pisos residenciais, onde o desgaste não é tanto, uma aplicação de epóxi dura em média uns 4 anos, bastando somente limpar com pano úmido ."

Estou ficando encantada!

Imagem: Casa Coisa e Tal
Mas então? Quem aplica, é difícil aplicar? Onde podemos encontrar tal tinta, andei procurando pela cidade em vão, e os vendedores das lojas desanimam a gente total!

E vocês tem algo para contar sobre pisos?

Segue mais imagens para animar essas são "emprestadas" do blog Decouração.



Alguém aí tem alguma imagem de piso lindo de morrer pintado que queria me enviar... envia vai jjpcc.interiores@gmail.com, só me avisa que enviou ;)

Beijos, bom finalzin de quarta-feira!


 

sexta-feira, 16 de março de 2012

Porque essa sexta precede um Sábado (L)!

E porque esse ambiente pode ser o que muitos desejariam para um almoço especial!
Encantador! Luminoso! Romântico! E cheio de maravilhas de papel!


Me lembrei de algumas "pessoinhas" especiais que conheci nos ultimos anos que adoram dobrar um papel!
Quem sabe poderíamos tentar inventar um almoço estiloso hein?

Fica a imagem da sexta para mim e para vocês!
Espero que todos sintam-se encantados!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Vamos ousar?


Volto eu a demonstrar minha paixão pelo retro e agora por mais uma os carros.
Para aqueles que gostam de ousar porque não ter um carro dentro de sua casa, te soou estranho?
Explicarei, achei alguns mobiliários diferenciados e inovadores, são carros em forma de mobiliários, pode parecer esquisitice mas ate existe uma empresa americana que faz isso para vender (http://jakeschopshop.com/)
A quem se arrisque a fazer por conta.
Que tal darmos uma olhada nas maluquices mais insanas que chegam a nos inspirar?
Temos:
Sofás:










Mesas e aparadores:

Guarda “volumes”:
Aqui vai da sua criatividade, pode ser o que sua imaginação desejar desde uma cristaleira para suas louças mais refinadas há um armário seja para decoração ou para guardar toalhas entre outras coisa.

Ai pra ajudar tem as ideias mais ousadas se é que seja possível:
Uma churrasqueira:



E ate mesmo uma mesa de sinuca:






Espero que tenham gostado...obrigada, beijos e ate a proxima postagem.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Sexta-Feira vintage, soul e jazz!


Hoje é sexta-feira e muito envolvida com o clima de festa e chegada de final de semana, resolvi postar sobre esse produto que achei perfeito e completo no seu objetivo.

Sei que vocês já devem ter lido e visto por aí a Luminária da Amy Winehouse, quando vi logo salvei em minhas pastas, porque achei que era um exemplar perfeito de produto = inspiração! E não é?

É envolvente como seus criadores chegaram a uma imagem tão perfeita de Amy como Luminária!
Resgatando o que ela sempre curtiu e foi!!!

Então hoje é sexta-feira, vamos para o bar curtir um bom som, e para quem pode num ambiente interno cheio de estilo!

;)

Our dreams are meant to be
Because we'll always stay
In love this way


quinta-feira, 1 de março de 2012

Retrô x Aconchego

Para aqueles apaixonados pela mescla do atual com o retro, aqui vão algumas imagens para inspira los   ,  e convenhamos o estilo vem caindo no gosto de todos, então porque não admirar algumas ideias. 

- esses pendentes mesmo sendo bem simples dão um charme a sala de jantar  inexplicável .

- Uma coisa que as pessoas tem esquecido é que a cozinha é um ambiente para aproximar e manter a família unidade no minimo em determinadas refeiçoes do dia, as cozinhas já não são mais convidativas e você já não vê mães levando as filhas para ajudar ou fazerem que seja um bolo juntas.

- Portas amarelas significam boas vida, propicio não?



- Gosto desse ar aconchegante, essa vontade de estar no ambiente só de ver uma imagem!







Enfim as pessoas tem deixado a vida passar em branco, e suas casas representam muito de si, a vida em si ja é tao difícil e porque não termos um cantinho do paraíso ao nosso alcance, deixamos a vida passar a fazendo uma coisas sem sal nem açúcar, as famílias tem se tornado individuais, porque não passar um pouquinho a mais de tempo com aqueles que amamos em um ambiente alegre descontraído e aconchegante que o estilo retrô nos proporciona.

PS.: Pra aqueles apaixonados como eu pelo estilo e a cor fica a dica de um site de referencia 
que tem eletrodomésticos bem diferenciados-http://bigchill.com/site/ 


Mais verde, menos "gambiarra".

Visão sustentável começa com atitude. Ao contrário do que muita gente pensa, tomar medidas práticas que favoreçam o meio ambiente pode ser muito simples. 

Optar por móveis feitos em MDF de reflorestamento e evitar as "gambiarras" em casa, que consomem mais energia, são algumas das práticas sustentáveis que ajudam a natureza e também o seu bolso

Decoração
A primeira coisa para mudar ao querer ser ecofriendly é a mentalidade na hora de fazer suas compras. Se os seus móveis estão em estado razoável, opte por restaurar, uma prática que está na moda: "Restaure seu móvel ou sofá. Se não for possível, compre sofá com espuma de bambu. É antialérgica e dura mais. No chão, use tapete de nylon ou os que são feitos com pelo do boi porque, após o abate, é o melhor uso para esse material". Com os eletrodomésticos, fique de olho nas especificações do Inmetropara o uso de energia. "A TV de LED tem durabilidade três vezes maior do que a de LCD e tem consumo de energia muito menor", frisa Thoni Litsz.

Iluminação
Assim que puder, substitua as lâmpadas convencionais por LED. Feito com tecnologia mais avançada, o LED tem economia de mais de 40% e, de acordo com o arquiteto Thoni Litsz, dura a partir de 20 mil horas. Como uma lâmpada comum não ultrapassa as mil horas e a fluorescente, 10 mil, a economia é visível. "Um grande diferencial é que o LED não esquenta nunca", reforça. Outra atitude que funciona é usar o espelho para captação de luz natural para dentro de casa. "Coloque um espelho de frente para a janela e outro do lado esquerdo da janela. Isso fará a triangulação necessária para trazer mais luz para a casa", explica Thoni.

Água
Se puder, faça uma caixa d'água para captação de água da chuva. "Embora você não vá usar para ingestão e nem para o banho, porque pode causar alergia, é possível usar essa água na descarga e para lavar automóveis", sugere Thoni Litsz. No banheiro, prefira vasos sanitários de caixa acoplada, pois eles economizam água e tubulações nas obras, assim como as válvulas de descarga dupla que consomem menos água. 

Tecidos, madeiras e tintas
Tecidos de algodão natural gastam muita água na confecção: o tecido sintético apenas refibrado é mais sustentável do que o algodão. "Já o tecido egípcio, por exemplo, tem cota de replantio de árvore, o que é uma garantia de ser mais sustentável", explica o arquiteto. Procure usar tecidos refibrados, com base de garrafa pet, ou naturais, à base de bambu. "Quanto às madeiras, não troque seu piso de taco por porcelanato. Prefira o sinteco, que é só lixar a madeira e envernizar. Fica lindo", afirma Thoni, explicando que o sinteco dura de cinco a seis anos. Mas se não tiver jeito e o taco for retirado, entregue a madeira para uma empresa de demolição. Na parede, prefira as tintas à base de água. "A tinta a óleo é tóxica, faz mal e solta micropartículas no ar por dez anos", finaliza o arquiteto Thoni Litsz.












Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...