Páginas

Pesquisar

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O que é Design de Interiores?

Croqui
Essa pergunta está freqüentemente permeando meus pensamentos desde o dia que eu resolvi me aventurar em outra área profissional. Claro que conversando com profissionais da área em questão eu cheguei a um entendimento e resolvi me matricular no curso. Mas lá, durante as aulas, novamente eu me deparei com essa perguntinha:

O que é Design de Interiores?

 E, junto, vieram essas:

Porque Design de Interiores e não Decoração?
Porque Design de Interiores e não Arquitetura de Interiores?
Porque Designers de Interiores e não Projetistas?
O que temos como Designers de Interiores que somos, e/ou pretendemos ser um dia, para oferecer que nos difere dessas outras áreas?

Percebo que não só eu, mas vários colegas de faculdade, também se sentem muitas vezes encabulados com essas questões. Muitas vezes, também, dentro de salas de aulas nossos professores nos questionam sobre isso? A fim de nos fazer pensar intencionalmente, claro, a respeito do que estamos estudando. Muitas revistas, blogs e programas de televisão nos levam a desacreditar nessas diferenças, principalmente quando se tratando de design de interiores e decoração.
Entre minhas pesquisas diárias por conhecimento, inspiração e novidades, encontrei essa definição que compartilho com o blog, aí vai:

Design de Interiores: o profissional de Design é habilitado para atuar em intervenções que possa ocorrer já desde o momento da concepção do projeto arquitetônico auxiliando o arquiteto a resolver os espaços da edificação de forma a atender melhor as necessidades do cliente. Após a obra pronta, o designer entra em cena para fazer o fechamento/coroamento da obra através da escolha das cores, texturas, revestimentos, mobiliário, os layouts ergonomicamente corretos, a iluminação adequada, o ajuste de algum elemento arquitetônico que esteja atrapalhando ou que esteja esteticamente desagradável. Enfim, o profissional de DI carrega um vasto conhecimento sobre como as pessoas habitam e usam seus espaços. Ele não se preocupa com a escultura que é a edificação e por isso tende a realizar os projetos com maior complexidade e perfeição. (Paulo Oliveira)

Design de Interiores não é somente faça você mesmo, se fosse não precisaríamos de estudo superior nesta área. E se, caso façamos nós mesmos algumas coisas, temos base, isto é, temos conhecimentos como ergonomia, estudo das cores, estudo das formas, de arte, estética, estilo, textura... Conhecimentos específicos que o Designer de Interiores tem por sua formação!


         E vocês o que pensam sobre isso?

###
Beijos
t+

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Uma paixão em comum.

Aqui é um passinho a mais, nessa grande caminha que sonhamos ... falar um pouco daquilo que gostamos e apresentar a todos o nosso amor pelo belo ... os autos e baixos, as metas, os desejos o que alcançamos e como alcançamos ... o que gostamos e porque ... aqui falamos um pouco pra nos e muito para todos mostraremos as diversas faces que há em nossa área e quem sabe com o decorrer do tempo passamos a nossa paixão para cada leitor.

Aqui damos a partida em nosso blog!

Espero que gostem, beijos.

Jéssica.

Um desafio!

Interiores, faculdade, pranchetas, profissão... trabalhos, pesquisa, projetos, provas, design, sustentabilidade... mercado de trabalho, dinheiro, metas, objetivos, retalhos... reciclagem, professores, semanas e ciclo de estudos, casa cor, casa vogue, minha casa, sua casa... história da arte, inspiração e muita coisa para pensar. 
Se organizar tudo isso podemos fazer um blog, um bom blog! E porque não?

Sim!
Somos nós 5, por enquanto, e quem sabe?


Feliz 2012
Aqui começa o blog!

Pink Design de Interiores!

Beijos
Carla Prado
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...